O presidente da ADEMACEN, Fabrizio Oliveira, juntamente com o diretor jurídico da entidade Thales Borges, estiveram hoje por volta das 8 horas da manhã no município de Candeias (BA), para resolver algumas demandas dos agentes de combate às endemias da cidade. Participaram da reunião, a secretária de saúde de Candeias, Iolanda Lima, a coordenadora do RH, Ádila Morgana, além do agente de combate as endemias do município, Ernandes França.
Thales Borges, a secretária de saúde de Candeias Iolanda Lima e Fabrizio Oliveira |
Os agentes de combate ás endemias de Candeias foram contratados através de concurso público pelo regime CLT, mas o que ocorre é que está havendo algumas situações que ferem a consolidação das leis trabalhistas, e foi esse o motivo da ADEMACEN está cobrando da gestão uma postura diferente.
Thales Borges, Ádila Morgana, Fabrizio Oliveira e Hernanes |
Os agentes de saúde de Candeias trabalham diariamente por um período de 6 horas ininterruptas, mas isso e só na teoria, porque na prática eles tem trabalhado 6:30 minutos (pois iniciam o trabalho às 8 horas e terminam as 14:30), além de ter que aguardar até as 16:00 hs, o ônibus que os traz de volta à Salvador, ferindo a lei da CLT que preconiza que passando das 6 horas de serviço, o trabalhador tem direito a 1 hora de descanso. A secretária afirmou que essa situação já estará sendo resolvida a partir da próxima segunda-feira (1 de junho). A prefeitura disponibilizará um ônibus às 14 horas (gratuitamente), para que todos os funcionários da saúde, inclusive os agentes de combate às endemias retornem para a cidade que residem.
Outra situação é a questão da mudança de regime de CLT para Estatutário, Iolanda Lima afirmou ter total interesse em fazer a transmudação, e solicitou da ADEMACEN o projeto de lei da mudança de regime de Salvador, para fazer um processo semelhante no município de Candeias.
Alguns agentes denunciaram que estão sendo assediados moralmente por alguns supervisores, os membros da ADEMACEN passaram essa situação para a secretária de saúde, desta forma a entidade agendou uma reunião amanhã às 14 horas na rodoviária da cidade com todos os agentes de combate às endemias, onde estaremos passando todas as informações que ocorreu na reunião.
Iolanda Lima prometeu estar apurando as denúncias contra os supervisores e se comprometeu a agendar uma reunião com todos os líderes de equipe com a presença da ADEMACEN pois tanto a gestão como a entidade representativa entende que deve haver união e harmonia no ambiente de trabalho.
Uma situação que deixava os agentes bastante insatisfeitos, é em relação ao transporte. Pois os agentes gastam mais de 6% do seu salário base para trabalhar, onde essa atitude è proibida pala CLT. A secretária de Saúde garantiu que enviará ainda essa semana um relatório ao jurídico do município, e que se o setor entender que é justo o pagamento do transporte aos servidores, a gestão não oferecerá nenhuma resistência e fará o pagamento devido.
Outra garantia por parte da gestão é que provavelmente na próxima semana será enviado ao setor responsável por publicações do município, o nome de todos os agentes aprovados no concurso e que já estão em pleno exercício das suas funções, para que seja publicado cada nome no diário oficial do município de Candeias, e portanto haja assim a nomeação dos servidores.
A reunião foi muito produtiva, a gestão recebeu com muita simpatia a primeira associação dos agentes de saúde do estado da Bahia, e houve avanço nas solicitações o que é mais importante, pois para a ADEMACEN sempre vai prevalecer um lema que é “A CATEGORIA EM PRIMEIRO LUGAR”.
Por Lazaro Costa / Diretor de comunicação da ADEMACEN
Adriano de Oliveira
26th maio 2015Parabéns!!!!