Elaboramos aqui 5 questões que vai deixar você bem esclarecido sobre o que é a chicungunya. Essa doença que já chegou ao Brasil, e que nós agentes de saúde ajudamos a combater no dia a dia através do nosso trabalho de campo.
1- O QUE É CHIKUNGUNYA?
A febre chicungunya é uma doença provocada por um vírus que pode ser transmitido pela pica de dois mosquitos quando infectados: o Aedes Aegypti, o mesmo da dengue, e o Aedes Albopictus, ambos existentes no Brasil.
2- EXISTE TRANSMISSÃO DA DOENÇA NO BRASIL?
No dia 16 de outubro de 2014, o Ministério da Saúde confirmou dois casos de febre Chicungunya no Amapá. Foram os primeiros relatos de transmissão interna ( brasileiros que contraíram a doença dentro do próprio país). Até novembro de 2014 a MS havia registrado 1.293 casos de pessoas contaminadas dentro do território brasileiro.
3- QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CHICUNGUNYA?
Os sintomas são muito parecidos com o da dengue: Febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas articulaçoes, náuseas, fadiga, e feridas na pele. Os sintomas surgem de 4 a 8 dias após a picada do mosquito, dificilmente o paciente vai a óbito.
4- COMO A DOENÇA É DIAGNOSTICADA E TRATADA?
Pode ser diagnosticada através de testes sorológicos. Não existe tratamento específico, somente medidas que aliviam os sintomas, como o uso de analgésicos e soro.
5- ONDE EXISTE EPIDEMIA DE CHICUNGUNYA?
Na Africa; mas já houve casos da doença em países da Ásia e da Europa, e agora a doença se instalou no Brasil.
Fonte da matéria: Sites da internet
Por Lazaro Costa