Ao todo, 11 cidades de São Paulo já vivem uma epidemia da doença.
Em todo o país, foram registradas este ano 11 mortes.
O número de casos da dengue no país já é quase o dobro do ano passado. A maioria na Região Sudeste e 11 cidades de São Paulo já vivem uma epidemia. Já são mais de 5,3 mil casos confirmados. Os agentes intensificam o combate ao mosquito nos bairros onde há pessoas com suspeita ou com a confirmação de dengue.
No Brasil, os casos quase dobraram em relação ao ano passado: já são 67 mil confirmações de dengue – mais da metade na Região Sudeste. Depois vem o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte do país. Mas, segundo o Ministério da Saúde, os casos graves e as mortes diminuíram.
O médico sanitarista lembra que é preciso ficar atento aos sintomas: febre alta, dor no corpo, cansaço e vômitos, para tratar a doença antes que ela se agrave. “Alguns poucos pacientes são mais graves, precisam de tratamento de maior cuidado em UTI, mas com um tratamento simples, hidratação, é possível evitar que casos se tornem mais graves e que venham a óbito, eventualmente”, completa José Olímpio Moura de Albuquerque.
Em todo o país, foram registradas este ano 11 mortes provocadas pela dengue. No mesmo período do ano passado foram 49 mortes, segundo o Ministério da Saúde. De qualquer forma, todo cuidado é pouco e é preciso estar alerta para evitar que o mosquito da dengue se prolifere e cause a doença.
Fonte: Internet
Por Roberto Junior.