A ADEMACEN se reuniu no final da tarde de hoje (15), com o secretário de saúde do município de Salvador, o senhor José Antonio, para tratar de assuntos de interesses da categoria dos agentes de saúde de Salvador. Participaram da reunião pela Ademacen, o presidente Fabrizio Oliveira, os diretores Paulo Cerqueira e Luis Jessegue, além da vereadora de Salvador Ana Rita Tavares (PMB), que foi a intermediadora do encontro.
Veja os tópicos da reunião, e as colocações da entidade e do secretário:
OS AGENTES DE SAÚDE TRABALHARÃO DURANTE O CARNAVAL?
Fizemos esse questionamento, e segundo o secretário não existe nenhuma programação nesse sentido, mas se houver a necessidade de convocação dos agentes para trabalharem nesse período eles serão “remunerados”. Segundo José António nós somos servidores e não colaboradores, e se o município decidir contar com o apoio da categoria para trabalhar durante a festa momesca, a gestão antes sentará com as entidades e acertará o valor que será pago pelo dia trabalhado.
TRABALHO AOS SÁBADOS
Segundo o secretário não partiu nenhuma ordem da SMS para que os agentes trabalhem durante o sábado, José António entende como natural a convocação por distrito para trabalhar aos sábados em troca de folga, os agentes não podem ser “obrigados” a trabalhar durante o sábado, a não ser através de acordo entre sindicato e gestão, como aconteceu com os colegas que participaram da última greve.
FIM DO HORÁRIO ININTERRUPTO
Fabrizio mostrou para ele que não havia a necessidade de findar o horário ininterrupto, o secretário concordou, segundo ele o projeto do horário ininterrupto deu certo, a intenção dele é da continuidade, e só encerrará caso haja uma determinação do Ministério da Saúde.
CRIAÇÃO DO CARGO DE SUPERVISOR
José Antonio afirmou que já contactou Sonia Magnólia, e apresentou uma proposta de se criar esse ano um cargo público para essa função. Segundo ele só está faltando definir alguns critérios para se estabelecer como a lei será criada. Agora fica a cargo da SEMGE a criação da lei, e o envio da proposta para a câmara dos vereadores para ser votado e consequentemente aprovado.
PISO NACIONAL
José Antonio estará convocando todas as entidades que representa os agentes de saúde para uma reunião na próxima terça-feira (19), quando apresentará uma definição do ponto de vista da gestão em relação ao piso. A ADEMACEN estará presente nessa reunião.
AGENTES DE SAÚDE DE OUTRAS ENDEMIAS TRABALHARÃO NO COMBATE À DENGUE
Segundo o secretário à depender do resultado do ultimo levantamento de índice, para que aja cobertura total do combate à dengue em Salvador, haverá a necessidade de convocar os agentes de saúde que trabalham em outras endemias para atuar no combate a dengue. José Antonio afirmou que será daí que se definirá se haverá trabalho durante os dias de carnaval, e o mesmo voltou a repetir que será remunerado.
Por Lazaro Costa / Diretor de comunicação da ADEMACEN
Anônimo
16th jan 2016Mais o maior problema nestes últimos meses é a falta do larvicida já estamos recebendo recusa por parte dos moradores por este motivo,então como combatemos o inimigo se estamos desarmados?