Os agentes de combate ás endemias do município de Candeias-Ba, estão com as atividades paradas há mais de 3 meses por falta de Epi´s e fardamentos. Segundo o coordenador da ADEMACEN em Candeias; Ernandes França, antes desse período os agentes já vinham trabalhando sem os equipamentos de proteção, mas chegou um momento em que a situação ficou insustentável, forçando os agentes à parar as atividades.
Os agentes todos os dias tem cumprido sua carga horária em seus respectivos P.A´s (Pontos de Apoio); e mesmo em meio a tanto descaso por parte da prefeitura de Candeias, os mesmos foram ameaçados de ter os dias cortados, pelo prefeito da cidade, o Dr Pitágoras.
![]() |
Agentes de Saúde de Candeias |
Logo após terem sido ameaçados de não ter direito ao seus proventos mensais, a Dra Quécia, assessora da Secretária de Saúde de Soraia Cabral esposa do prefeito Pitágoras; tratou de tranquilizar os agentes, informando que estes, não iriam sofrer cortes em seu salário; ainda acrescentou que iriam resolver o mais rápido possível a situação dos fardamentos e Epi´s; mas até o presente momento a segunda promessa não foi cumprida.
![]() |
Dr Pitágoras prefeito do município de Candeias |
Em conversa com o presidente da Ademacen, Fabrizio Oliveira, o mesmo nos informou que ações já estão sendo tomadas por parte da entidade; pois o mais prejudicado nessa situação tem sido a população de Candeias, principalmente depois do aumento de casos de febre amarela no município.
![]() |
Dr Pitágoras quando era vereador na luta com os agentes de Saúde. Os agentes reclamam que sofrem desprezo por parte de Pitágoras, agora prefeito. |
Fabrizio ainda se mostrou indignado com o desprezo que o Dr Pitágoras têm tratado os agentes de saúde, pois segundo o sindicalista o atual prefeito quando ainda era vereador da cidade chegou até a participar de protestos dos agentes de saúde, e prometeu tratar a saúde dos habitantes de Candeias como prioridade, hoje faz uma gestão pior que a anterior, pela qual ele era oposição; concluiu.
Por Lazaro Costa / Diretor de Comunicação da Ademacen