Na oportunidade, 345 pessoas foram atendidas e puderam naquele mesmo momento receber o diagnóstico se “eram ou não”, portadores da enfermidade. Aqueles que foram diagnosticado como positivo para a doença receberam as primeiras orientações e foram encaminhadas para uma clinica de Salvador que tem parceria com Paulo Cerqueira no projeto.
Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada a neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, mas é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal ou não desenvolver mesmo com pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Reduzir a pressão diminui a perda visual mesmo nesses casos. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.
O evento foi realizado no auditório do Colégio Estadual Duque de Caxias na Liberdade. Na oportunidade houve uma palestra sobre dengue, chikungunya, e Zika Virus, realizado pelo GDVAE, e teve como palestrante Dr Carlos, biológo do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
O grupo de mobilização da Liberdade (GEMOB), recepcionou os presentes com lanches e brindes, contando com a ajuda dos supervisores e líderes do distrito.
Por Lazaro Costa / Diretor de Comunicação da ADEMACEN