No último sábado (16), apesar das fortes chuvas que caiam em Salvador, alguns agentes de combate às endemias da cidade de Candeias (BA), procuraram a ADEMACEN solicitando apoio da entidade no sentido de solucionar algumas demandas da categoria.
Um dos pontos que aflige os servidores e precisa urgentemente ser resolvido, e foi bastante questionado pelos ACE’s em reunião, é o não pagamento do vale transporte pela prefeitura de Candeias aos agentes de combate às endemias lotado na cidade, mais que residem em Salvador, ferindo a lei que diz: O vale-transporte é um benefício que o empregador antecipa ao empregado para custear-lhe a despesa mensal do deslocamento residência/trabalho e vice-versa, por meio do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual. (Art. 1º da Lei nº 7.418/1985).
Agentes de endemias de Candeias |
Outra situação que deixam os agentes de combate às endemias do município de Candeias bastante insatisfeitos, é o fato de mesmo se já tendo quase 3 meses exercendo a função como servidor da prefeitura local, os mesmos não tomaram posse, e nem tiveram seu nome publicado no Diário Oficial do Município.
No encontro ainda foi mencionado várias outras situações de irregularidade envolvendo a categoria no município. A ADEMACEN estará agendando uma reunião como o prefeito de Candeias para expor essa situação dos agentes, e tentar através do diálogo, do conhecimento e da transparência, sanar todo esse imbróglio.
No final do encontro de “forma simbólica”, os agentes de combate às endemias assinaram uma ficha de representação, confirmando que eles confiam na ADEMACEN, e quer a instituição presente na luta por uma categoria melhor.
Por Lazaro Costa – Diretor de Comunicação da ADEMACEN