Vacinador Ricardo junto com Fabrizio Oliveira presidente da ADEMACEN |
O presidente da ADEMACEN, Fabrizio Oliveira, junto com o vacinador do posto de saúde do Alto das Pombas (Federação), Ricardo; estiveram hoje no distrito Barra-Rio Vermelho local onde os boatos surgiram com mais intensidade, para saber da coordenadora do distrito, a senhora Louriceia Daltro, se o que estava sendo ventilado por alguns tinha fundamento.
No encontro, Fabrizio apresentou a coordenadora um documento de um acordo assinado pelo Secretário de Saúde José Antonio em 2014, onde isenta os vacinadores de posto fixo de bater ponto nas unidades de saúde para controlar chegada e saída; acordo esse na época mediado por Fabrizio Oliveira, atual presidente da entidade.
Louriceia confessou não ter conhecimento deste acordo, e decidiu entrar em contato com Maria do Socorro, Coordenadora do CDRH da Secretária de Saúde, que confirmou que o documento é válido, e que deve ser cumprido até segunda ordem do secretário. Louriceia então se comprometeu a entrar em contato com os gerentes das unidades de saúde para solicitar que os mesmos cumpram com a determinação.
Louriceia Daltro de camisa azul ao centro |
Logo após o encontro Fabrizio Oliveira entrou em contato com Gerusa Moraes, gerente do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que afirmou não ter conhecimento do documento, mas que ainda assim vai viabilizar uma reunião com o secretário de saúde, tendo como objetivo trazer melhorias para o trabalho dos vacinadores de postos fixo.
Entre alguns projetos da ADEMACEN para os vacinadores estão a manutenção do acordo que desobriga os mesmos de bater ponto, e que eles venham trabalhar em sistema de horário ininterrupto. Existe também um projeto da gestão de colocar dois vacinadores por unidade de saúde.
A ADEMACEN agradece pela gentileza e respeito com que a coordenadora Louriceia Daltro recebeu nossa entidade.
Por Lazaro Costa / Diretor de Comunicação da ADEMACEN