A ADEMACEN inicia uma campanha em Salvador, os agentes que não tiverem as condições mínima de trabalho assistida pela Secretária de Saúde de Salvador não irão a campo trabalhar. Começamos essa campanha por causa de várias ligações que estamos recebendo de diversas regiões denunciado o descaso e as más condições de trabalho, como P.A abandonado e inabitável, falta de calçado segundo as normas da ABNT, mochilas sem condições de uso, falta de fardamentos (calças e camisa), e falta de crachás.
O presidente da ADEMACEN, Fabrizio Oliveira, juntamente com o diretor de eventos Gabriel Rosas, estiveram na manhã de hoje, no distrito Barra-Rio Vermelho, para apurar uma denúncia recebida de alguns agentes em relação a má situação dos fardamentos (mochilas, camisas, e botas).
Os agentes desse distrito confiando no caráter do nosso líder, e na imparcialidade da ADEMACEN, nos procurou para tentar de alguma forma resolver essa situação. Inclusive os agentes do distrito Barra-Rio Vermelho, se recusam a trabalhar com os materiais nessas condições.
Na oportunidade os membros da ADEMACEN conversaram com os agentes que relataram sofrer até desprezo dos moradores, que já chegou a chamar um dos agentes de “mendigo”
A ADEMACEN apoia os agentes de endemias nessa luta, e aconselhamos que sejam os agentes do distrito Barra-Rio Vermelho ou de qualquer outra região da “Bahia”, que não estiverem com o fardamento adequado, e que não estejam em condições de trabalho “que não vá a campo trabalhar”, e só retorne quando houver uma resolução do problema.
Nossa orientação é que os agentes aguardem o cumprimento do horário em seus P.A’s de origem mediante relatório diário explicando os reais motivos de não irem a campo, todos os relatórios terão a assinatura do supervisor de campo.
Vamos oferecer todo tipo de apoio aos agentes que agirem dessa forma, seja apoio moral, sindical, ou jurídico, exigimos respeito com os colegas de farda, nosso trabalho tem que ser valorizado, e essa valorização tem que começar do fardamento, passando pelas condições dos P.A’s, e chegando até o nosso salário, que atualmente é de 692 reais, o menor da prefeitura de Salvador.
Desde que foi fundada a ADEMACEN luta por uma melhoria nas condições de trabalho dos agentes de saúde. Já resolvemos situações de P.A em Cajazeiras, e estamos resolvendo outras pendências relacionadas a Pontos de Apoio. Já estivemos no CCZ (Centro de controle de zoonoses) e conversamos com o sub-gerente Pedro em relação aos fardamentos, e o mesmo nos informou que estão em processo licitatório, mas ainda assim exigimos da gestão uma resposta prática e não teórica.
Estamos na luta por você agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde, e se você tiver qualquer denúncia relacionada a situação desagradável no trabalho ou descaso, entre em contato conosco, nosso e-mail é ademacen@gmail.com, com certeza lutaremos com todas as forças e só iremos sossegar quando a situação for resolvida.
Por Lazaro Costa